Acompanhe nosso blog

terça-feira, 30 de abril de 2013

QUEM ESTOU? ONDE SOU?


Certamente que o título acima possui uma determinada carga de gracejos, próprios de situações em que o indivíduo se depara com uma certa dose de confusão mental, naturalmente que depois de passar por um choque físico-psicológico. Todavia, ainda assim não se tem esse título como de todo perdido, muito pelo contrário, há nele uma valoração inserta do verbo ser, bastando que a ele se agregue para salvar o que num primeiro momento já se havia perdido. Naturalmente que agora, depois dessas reflexões preliminares, se pode assim escrever: “QUEM ESTOU SENDO”? e “ONDE SOU ESTANDO”? Certamente que mais parece um trocadilho de objetivo infrutífero, mas não é. Trata-se de um entendimento que busca conduzir o indivíduo para o seu mundo interior, onde as palavras nunca perdem o seu sentido, mesmo que vítimas de construções frasais esquisitas.
Aproveitando tudo isso há de se chamar a atenção das pessoas para o seu posicionamento existencial na vida terrena, onde muitos não sabem o que são, de onde vieram e para onde caminham. Seguramente, que aí reside a necessidade de se saber “quem estou sendo”, ou “onde sou estando”. Ora, se o indivíduo não pensa nessas coisas não sabe o que está sendo e muito menos não sabe se está. Diante dessa abordagem, pergunta-se: está difícil entender esse assunto? Ótimo. Se não está então podemos continuar nos aprofundando no tema.
Pois bem, para muitos o homem nasce, cresce e morre, e tudo acaba aí, como acontece com os animais e os vegetais. Verdadeiramente, que os que pensam dessa forma são os mais infelizes dos homens, os quais vivem em absoluta escuridão espiritual, moral e intelectual, ainda que muitos pousem de donos do saber. Mas há aqueles que sabem da existência de uma vida após a morte e se comportam como se nada soubessem, o que na verdade termina por não saber mesmo. Certa autoridade famosa chegou a dizer no momento de sua morte: “Sei que vou morrer e a morte é para mim como um salto no escuro”. Esta pessoa não tinha a dimensão exata do que representava enquanto vivo esteve nessa terra, como de resto acontece com a maioria das pessoas que não busca saber de si mesmo e anda por aí atropelando a tudo e a todos sem se dar conta do que efetivamente é, do que está fazendo aqui e do que será de sua vida após a morte. Daí porque aquela frase do evangelho de Lucas, cap. 12: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma e o que tens preparado para quem será?” Sim, o que será daqueles que vivem a prejudicar e a maltratar as pessoas? E a maioria dos políticos quando estão no poder?... E alguns magistrados, promotores e tantas outras autoridades? Certamente que não existe nada mais mesquinho do que alguém se aproveitar de sua posição social para atingir o seu semelhante.
Com efeito, pergunte a você mesmo quem você está sendo, isto porque depois da morte a coisa fica complicada, se você é um incrédulo, eis a pergunta: o que adiantou tanta maldade nas suas ações? Mas se você é um crente, então, como estará você para se encontrar com o seu Deus? São interrogações que nos impulsionam a pensar nessa matéria e, meio tonto com tantas frases de efeito, tentar entender o que seja “quem estou e onde sou”. Que todos saibamos qual o nosso verdadeiro posicionamento nessa vida, pois não vale a pena ser ruim e insensível, porque todos nós trilhamos um caminho, para a vida ou para a morte.   

Dr. Adilson Miranda, é advogado, vice-presidente da AAB-Associação dos Advogados da Bahia e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário